Árvores para plantio próximo à piscina

A arborização de áreas próximas a uma piscina exige cuidados específicos. Entre outros aspectos, devem ser considerados o tipo de raiz da espécie, o espaço disponível e o clima local.

São mais adequadas as espécies de raiz pivotante (quando a raiz principal com crescimento vertical em profundidade). Mesmo com raiz pivotante, ainda é necessário respeitar uma distância mínima de cinco metros da piscina para que as raízes não alcancem a parede da piscina.

Outro cuidado importante é a escolha de espécies com folhas grandes para facilitar a retirada daquelas que caírem na piscina. Evite flores e frutos grandes que sujam a piscina. Espécies nativas da região ou adaptadas ao clima são ideais porque resistem a intempéries como temperaturas muito baixas ou muito altas, geadas, granizos e outros.

Uma sugestão de árvore de porte médio para o plantio próximo à piscina é a cerejeira-do-mato. Sua copa arredondada mostra-se muito ornamental, assim como o manacá-da-serra, com flores brancas e roxas, no outono e no verão e de porte menor que a anterior.

Se preferir uma espécie exótica, as magnólias possuem folhas brilhantes e flores perfumadas e amarelas. O visual ficará mais bonito com espécies de flores coloridas. Opções também muito utilizadas são as palmeiras e os coqueiros.

Conciliando o clima local, as características das espécies e aquilo que te agrada é possível criar uma ambiente aprazível, valorizando a natureza e produzindo um belo efeito ornamental paisagístico.

Comentar