Curiosidades sobre as rosas

A delicadeza das pétalas, o perfume, a beleza das cores, tudo contribuiu para a rosa receber o título de rainha das flores. Elas sempre chamam atenção e merecem destaque, uma vez que se firmaram como uma das flores mais populares do mundo.

As rosas, na forma que conhecemos, foram encontradas pela primeira vez nos jardins asiáticos há 5000 anos. Já sua forma selvagem foi encontrada em fósseis com mais de 35 milhões de anos. Estas flores chegaram ao Brasil através dos jesuítas e aqui se adaptaram tão bem que conseguem florir o ano inteiro.

Além da sua beleza, variedade de cores e aroma delicioso, as rosas possuem propriedades medicinais. Com a polpa de seu fruto pode-se preparar um chá diurético. Já as pétalas tem propriedades curativas e seu aroma é empregado na fabricação de perfumes. As pétalas das rosas vermelhas, por exemplo, são usadas para tratar afecções da boca e garganta. As rosas brancas por sua vez, tratam inflamações nos olhos (tersol) e prisão de ventre em crianças.

Outra curiosidade das rosas é a sensação de bem-estar que o seu perfume proporciona devido a presença de uma substância capaz de estimular a produção de endorfinas no organismo humano. Talvez em razão desse bem estar as rosas simbolizem romance, amor e paixão.

As cores das rosas são normalmente associadas aos mais variados sentimentos. Por isso, estas flores frequentemente são utilizadas para revelar especiais intenções, dando pistas a quem as recebe. Confira alguns significados das cores das rosas:

Rosas amarelas representam um amor platónico ou amizade. Também são conhecidas como Kamila. As rosas brancas significam reverência, inocência e paz, enquanto as champanhe demonstram admiração e simpatia. As rosas cor-de-rosa representam agradecimento ou o feminino e as vermelhas, paixão e amor.

Pela simbologia das cores, as rosas podem ser um presente para as mais variadas intenções. De acordo com o significado de cada cor é possível dar um presente original a um amigo, parente ou aquele alguém especial. Basta caprichar no buquê!

Comentar