Inspire-se Jardim Vertical

Essas verdadeiras paredes vivas podem ser montadas na varanda, na sala ou até mesmo na cozinha. Elas colaboram com a diminuição dos efeitos da emissão de carbono e diminuem a temperatura do ambiente pelo controle da energia solar.

Jardim Vertical | Como montar?

Existem diferentes técnicas para montar um jardim vertical e para todos os bolsos! Uma das mais sofisticadas são os blocos da Green Wall Ceramic, que formam vasinhos e contam com a possibilidade de instalar um sistema de irrigação, que facilita o cuidado e manutenção.

A Neo Rex oferece blocos de concreto pré-moldados, que podem ser concreto fundido, com jardineiras continuas ou blocos de concreto socado, com jardineiras zigue e zague. Também podem ser instalados com sistema de irrigação. Outra opção mais simples são os kits de sistema modular, feitos de uma estrutura de plástico, onde os vasinhos são adquiridos separadamente.

Você também pode montar seu jardim vertical de maneira mais simples, pregando vários vasinhos de diversos tamanhos na parede, formando uma composição harmoniosa. Uma boa opção é utilizar vasinhos e placas de fibra de coco para montar o painel, como a foto abaixo.

Treliças de ferro ou madeira com vasos meia lua é outra opção de montagem. Para colocação deve-se chumbar a treliça na parede e prender os vasos com ganchinhos. Esta alternativa facilita o uso da vegetação, pois você pode colocar vasos maiores. Os vasos meia lua também podem ser pregados em tela de alambrado.

O que plantar?

O jardim vertical permite o uso de diversas plantas. Os blocos e vasos menos profundos exigem mais cuidado na escolha das espécies. Deve-se optar por plantas de raízes mais superficiais como por exemplo: dinheiro-em-penca (Callisia repens), lambari -roxo (Tradescantia zebrina), peperômia (Peperômia scandens) entre outras.

Para os blocos de concreto pré-moldado, algumas espécies indicadas são: barba de serpente (Ophiopogon jaburam) e aspargo-pendente (Asparagus densiflorus).

Comentar